Lançamento do Single "A Hora da Estrela" - no Comuna (RJ)

  • Comuna Rua Sorocaba, 585 Rio de Janeiro, RJ Brasil

Dia 10 de Dezembro de 1920 nasceu Clarice Lispector, na pequena cidade de Chechelnyk, na Ucrânia. Pouco tempo depois, a 6 de Julho de 1921, nasceu na cidade de Santa Maria da Boca do Monte, no Rio Grande do Sul, filha de imigrantes judeus do então estado Soviético da Ucrânia, Léa Reicher -- que viria, com o casamento, a assumir o nome de Léa Sá Carvalho. Encontraram-se pelas curvas da vida (e entre os enxames de membros ou simpatizantes do Partido Comunista Brasileiro, para onde confluíram boa parte dos intelectuais e artistas brasileiros do Século XX)  e foram amigas e confidentes. Clarice, onipresente em todas as listas de maiores prosadores da língua portuguesa, Léa, produtora de rádio e pioneira da televisão -- foi produtora e co-adaptadora, junto com Sergio Brito, de clássicos da dramaturgia universal para o Grande Teatro Tupi, além do arquetípico quiz show brasileiro "O céu é o limite". 

Falo tudo isso para tentar dar conta das várias confluências que vão ocorrer na próxima Terça-feira, dia 10 de Dezembro. Aniversário de nascimento de Clarice, um dia depois do aniversário de sua morte, em 1977, a data foi escolhida para o lançamento do single que leva o nome, e é inspirado pela história do último romance publicado pela escritora: "A Hora da Estrela". A data também marca o primeiro show no Rio de Janeiro depois da mudança de nome, de Pedro Moraes para Pedro Sá Moraes -- motivada pela justa inclusão do Sá, de sua família paterna, da minha avó Lea, amiga de Clarice. 

Ah, o show vai ter participação especial do meu querido irmão em armas: Thiago Amud, cantando uma das parcerias com ele que tem no meu disco!